BahiaDESTAQUE

MPBA realiza audiência pública sobre respeito às religiões afro-brasileiras e patrimônios culturais

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) realizará uma audiência pública no dia 27 de janeiro para discutir medidas preventivas em áreas cultural, educacional e legislativa que garantam o respeito às comunidades afro-brasileiras, com foco especial nos povos de terreiros. O evento, que ocorrerá às 14h na sede da Instituição, em Nazaré, tem o objetivo de subsidiar a atuação do MPBA no inquérito civil sobre os danos morais causados à honra e dignidade das religiões de matriz africana, em decorrência da alteração da letra da canção “Caranguejo”, da cantora Cláudia Leitte, que teria substituído o termo “Yemanjá” por “Yeshu’a”.

O inquérito foi instaurado após representação da Iyalorixá Jaciara Ribeiro e do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afrobrasileiras (Idafro), e visa promover uma discussão ampla sobre os impactos de ações que afetam a honra e o patrimônio cultural dos povos de terreiros. O evento contará com a presença de autoridades públicas, representantes de diversas entidades culturais e religiosas, e integrantes de movimentos de defesa das religiões afro-brasileiras.

A audiência abordará temas como o racismo e suas manifestações nas religiões afro-brasileiras, o impacto de discursos que violam o patrimônio cultural, e a importância da preservação e valorização do patrimônio histórico das religiões afro-brasileiras. Também será discutido o papel do poder público e da sociedade civil na promoção do respeito inter-religioso e no enfrentamento da intolerância religiosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo