Em poucos minutos, um patrimônio sacro de mais de 50 anos virou um amontoado de cacos. As quatro únicas imagens religiosas da Capela de São Roque, do povoado de Tanque da Laje, a 8km de Itatim, região central da Bahia, foram totalmente destruídas no começo da manhã desta quarta-feira (18).
Segundo testemunhas, um jovem evangélico arrombou a porta pouco depois das 6h, entrou na igrejinha e quebrou tudo. Após um vizinho ouvir o barulho das imagens sendo destruídas, moradores vizinhos começaram a se dirigir à capela.
No chão, viram espalhados pequenos pedaços das imagens de São Roque, padroeiro da capela, a de Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição e um crucifixo de madeira e metal fundido.
A mais antiga delas era a de São Roque, que estava no local havia mais de 50 anos. As outras, tinham mais de 40 anos. A paróquia ainda não conseguiu estimar o prejuízo material.
Enquanto destruía as peças, o homem usava palavras para reforçar o ato de intolerância religiosa: “Pra que santo?”, “Santo tem boca, mas não fala”, “Deus não mandou fazer imagem”, “Católico fica adorando imagem” e também citou alguns versículos da Bíblia.
Em nota, a paróquia diz que o homem “insultou a fé católica com palavras agressivas e de agravo à nossa fé”.
O ato chocou a comunidade, que correu para ver o cenário de destruição deixado no local. Quando chegaram lá ainda encontraram o jovem. Algumas pessoas quiseram agredi-lo, mas membros do Conselho Pastoral Administrativo da Comunidade (Compac) impediram.