Maragogipe

SineBahia realiza ação de cadastramento de trabalhadores para o Estaleiro Enseada do Paraguaçu em Maragojipe

Nesta terça-feira (19), a rede SineBahia, em parceria com a Prefeitura Municipal, inicia em Maragojipe uma série de ações de cadastramento e atualização cadastral de trabalhadores interessados em atuar no Estaleiro Enseada do Paraguaçu.

As atividades terão início no Distrito de São Roque, nos dias 19 e 20 de novembro, na Quadra Poliesportiva Jonathas José dos Santos, das 8h às 17h. Em seguida, a equipe do SineBahia estará em Enseada, no dia 21 de novembro, na Quadra Poliesportiva Lázaro Souza Soares, também das 8h às 17h. O cadastramento será concluído na sede de Maragogipe, no dia 22 de novembro, na Unidade SineBahia de Maragogipe, no mesmo horário.

Esta iniciativa visa oferecer aos trabalhadores e trabalhadoras da região a oportunidade de se cadastrarem para futuras vagas de emprego no Estaleiro Enseada do Paraguaçu. A ação é uma resposta à demanda de mão de obra qualificada e busca preparar os profissionais para possíveis contratações.

Retomada das atividades no Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP)

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), localizado no Recôncavo baiano retomará as atividades com a construção de barcaças – navios de transporte de produtos – realizada por 4 estaleiros brasileiros localizados nas regiões Norte e Nordeste, incluindo o Enseada, um dos maiores estaleiros nacionais.

O projeto, que será executado em parceria com a Tenenge, deverá gerar cerca de 300 novos empregos diretos e até 900 indiretos, resultando impacto expressivo para a região. Ao todo, serão 80 barcaças com capacidade de transportar 2.900 toneladas cada. O projeto fomentará a Indústria Naval Brasileira, proporcionando uma grande geração de empregos e crescimento da economia local, trazendo enormes benefícios socioeconômicos para as regiões e para o Brasil.

O Estaleiro Enseada foi concebido para construção e integração de unidades offshore, como plataformas, navios especializados e unidades de perfuração. É considerado o maior investimento privado da indústria naval brasileira, com cerca de USD 1 bilhão já investidos. O estaleiro, que faz parte de um complexo industrial e logístico, foi implantado em Maragojipe-BA. Com uma localização estratégica que favorece o desenvolvimento de projetos industriais, tem capacidade de processar mais de 100 mil toneladas de aço por ano e possui cerca de 1.000 metros de cais.

O Enseada opera também seu Terminal de Uso Privado (TUP), com área alfandegada de 750 mil m² realizando operações de exportação e importação de granéis sólidos (mineral e vegetal) e carga geral, além de atuar como indústria voltada para o mercado de energia renovável, com foco na construção de partes de aerogeradores e na atração de projetos de hidrogênio verde.

Enseada e Tenenge são empresas do Grupo Novonor, que neste ano completa 80 anos de trajetória e que, por meio dos seus negócios, realiza importantes contribuições para o desenvolvimento do Brasil e dos diversos países onde atua. Durante sua história, os negócios utilizaram-se da competência técnica para prestar serviços e fabricar produtos de qualidade em diversos setores essenciais para a sociedade, como engenharia, infraestrutura, construção, petroquímico, sucroenergético, imobiliário, óleo e gás e mobilidade.

Já a LHG Mining nasceu em 2022, com a aquisição de minas de ferro e manganês em Corumbá (MS)  pelo grupo J&F, o maior conglomerado brasileiro, com mais de 290 mil colaboradores em todo o mundo. Chega ao mercado com musculatura para investir no setor minerador e gerar empregos, sempre com foco em se tornar uma solução única para a cadeia de produção de aço mais sustentável.

#RevistaRecôncavo | Ivan Cerqueira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo