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Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica avança para águas profundas

As perfurações em águas profundas, que fazem parte da sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica nos trechos da Baía de Todos-os-Santos, começaram na última quarta-feira (3). As escavações variam de 10 a 60 metros de profundidade. O serviço começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.

Nesta fase, está sendo empregada uma balsa de grande porte, com 75 metros de comprimento e uma área de convés de aproximadamente dois mil metros quadrados. Sobre essa balsa foi montado um equipamento de perfuração vindo da China especificamente para realizar a sondagem da ponte, marcando o início do intercâmbio tecnológico entre Brasil e China por meio deste projeto.
Essa perfuratriz é uma novidade que utiliza a tecnologia conhecida como “Sistema de Compensação de Ondas”. Esse sistema é crucial para assegurar a precisão dos resultados durante a coleta de amostras do solo. Mesmo com os movimentos causados pelas ondas e condições climáticas adversas, que podem afetar a estabilidade da balsa, a perfuratriz mantém-se sempre nivelada para extrair as amostras do solo de forma eficiente.

O sistema de compensação utiliza sensores e mecanismos hidráulicos para ajustar dinamicamente a posição da perfuratriz em resposta aos fatores externos, garantindo que os movimentos da balsa não interfiram na coleta do solo marinho.

Além disso, foram instalados 15 contêineres sobre a balsa, que funcionam como um canteiro de obras avançado no mar. Esses contêineres abrigam equipes de operação, suporte técnico, administrativo e almoxarifado.

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