Morre o icônico Skowa, aos 68 anos, líder do Skowa e Máfia e membro do Trio Mocotó
O artista sofreu uma parada cardíaca e estava internado em um hospital de Botucatu (SP)
Morreu nesta quinta-feira (13), aos 68 anos, o icônico Skowa, cantor e compositor que fez parte do Trio Mocotó e lançou nos anos 1980 o grupo Skowa e a Máfia, cujo clipe de “Atropelamento e Fuga” chegou a ser veiculado em programas de grande audiência como o Fantástico, da Globo. Marco Antonio Gonçalves dos Santos, seu nome de bastismo, sofreu uma parada cardíaca e estava internado em um hospital de Botucatu (SP).
O artista começou a tocar profissionalmente em meados dos anos 70. Foi o contato com o som de Jimmi Hendrix que o fez decidir seu caminho. “Resolvi que era aquilo que eu queria fazer. Aí arranjei um violão”, contou no depoimento que concedeu ao Museu da Pessoa.
Em 77, Skowa participou do Clube do Choro. No mesmo ano, montou a Sossega Leão, uma banda de salsa. E nessa mesma época, tocou com o grupo Premeditando o Breque. O que demonstra sua versatilidade. Chegou a trabalhar também, no início da década de 80, com Itamar Assumpção e com a Gang 90 e as Absurdettes.
“Maior respeito pelo amigo querido e grande artista de coração gigante. Certeza que onde ele estiver só deve ter amor, som e luz. Puxa vida, Skowa, aqui ficou mais besta”, lamentou nas redes sociais a cantora Taciana de Barros, ex-Gang 90 e Absurdettes.
E André Abujamra escreveu: “Me ensinou a escutar música sem equalizar, me chamou para escutar os arranjos de metal que estava fazendo para o Skowa e a Máfia, me convidou para colocar uma guitarra na música ‘Zumbi’. Fica uma história de amizade, música e amor”.
Seu maior sucesso foi mesmo à frente do Skowa e a Máfia, grupo infelizmente precocemente extinto por falta de experiência dos integrantes com a fama, segundo o próprio.
“O cara que sempre foi referência e sempre foi muito mestre com os mais novos. (…) Poxa Skowa, que dor. Perdi um amigo, um irmão, um pai. Obrigado, sempre”, postou o MC Max B.O. na despedida do parceiro.
Por: Metro1