Cruz das AlmasDESTAQUERecôncavo

Brasão de outro município e questões repetidas: prova do concurso da prefeitura de Cruz das Almas gera desconfiança entre os concorrentes

Uma parte das provas do concurso público da prefeitura municipal de Cruz das Almas foi aplicada nos últimos dois finais de semana, 21 e 28 de janeiro, e algumas possíveis irregularidades já foram apontadas pelos concorrentes a uma vaga no certame.

Entre os pontos levantados por alguns participantes, chamam a atenção a distribuição da folha de respostas (gabarito) antes da presença dos participantes. Segundo os relatos recebidos pelo portal Revista Recôncavo, as folhas de respostas já estavam à mesa quando os participantes entraram na sala ou foram entregues na porta da sala. Sem ter feito a conferência do conteúdo lacrado.

Outra observação feita foi em relação à identificação visual dos cadernos de perguntas que apresentavam o brasão de um município do estado do Rio de Janeiro. Talvez o mais polêmico entre os questionamentos. Alguns participantes temem que as mesmas questões tenham sido aplicadas no município carioca de forma idêntica, o que poderia favorecer a quem obteve contato anterior com o conteúdo.

Em nota, a banca organizadora do concurso público, o Instituto de Avaliação Nacional (IAN), garantiu que o erro foi apenas de digitação do conteúdo. Leia a nota no final da matéria.

Sobre as questões repetidas, um dos casos que tivemos conhecimento, aconteceu na aplicação das provas para Agentes da Guarda Civil Municipal, no dia 21 de janeiro. As perguntas 8 e 3 são iguais no caderno B, porém as respostas são diferentes no gabarito – que foi divulgado sem qualquer observação de repetição.

As possíveis falhas, apontadas durante a aplicação das provas do concurso, levaram os participantes a exporem a situação nos veículos de comunicação da cidade e, após a repercussão, vereadores da bancada de oposição ao prefeito Ednaldo Ribeiro emitiram uma nota e informaram que levará o caso até o Ministério Público, para que seja investigado e assegurado a ampla concorrência.

Confira a seguir as notas do Sindicato dos Servidores Municipais de Cruz das Almas e da bancada de oposição da Câmara de Vereadores, que cobram medidas de fiscalização à aplicação das provas. Segue também a nota do IAN.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo