Cruz das AlmasDESTAQUERecôncavo

Cruz das Almas 124 anos; homenagens e história

O município de Cruz das Almas amanheceu em festa pela data dos seus 124 anos de emancipação política. Devido à pandemia, pelo segundo ano, as comemorações cívicas foram restritas às autoridades, convidados e homenageados. 

No início da manhã, o Poder Executivo, representado pelo prefeito Ednaldo Ribeiro e vice-prefeito André Eloy, e Poder Legislativo, representado pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Thiago Chagas, e autoridades militares participaram do hasteamento das Bandeiras de Cruz das Almas, da Bahia e do Brasil. 

Logo em seguida, houve a celebração de uma Missa na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Onde estiveram presentes também os vereadores, o ex-prefeito Orlandinho e o ex-vice-prefeito Max Passos. Após a missa, a Câmara de Vereadores realizou a tradicional Sessão Solene, com a medalha 29 de Julho para 16 homenageados. 

Homenagens 

As homenagens seguiram pelas redes sociais. Muitos políticos utilizaram o espaço virtual para prestar suas felicitações à Cruz das Almas. 

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Thiago Chagas, postou uma foto da participação dele nas atividades cívicas: “Parabéns CRUZ DAS ALMAS – 124 anos. Cumprindo meu dever de cidadão e representante do povo. Gratidão terra amada!”

À frente do Executivo Municipal, o prefeito Ednaldo publicou: “hoje é o dia da minha amada Cruz das Almas celebrar 124 anos. Como filho dessa terra, sinto muito orgulho da história dessa cidade. Parabéns, Cruz das Almas!”

O ex-prefeito Orlandinho também utilizou as redes sociais para homenagear Cruz. Em um vídeo, divulgado na noite de ontem (28), o ex-prefeito agradece pelos três mandatos e declara que o presente já chegou. Referindo-se à pavimentação Toquinha-Pumba. 

O ex-vice-prefeito, Max Passos, também parabenizou o município: “parabéns Cruz das Almas pelos seus 124 anos.” Além da postagem, Max divulgou as mensagens dos deputados Mário Negromonte Junior e Eduardo Salles. 

O vice-prefeito, André Eloy, postou em suas redes: “Tenho muito orgulho de ser cruzalmense e fazer parte dessa história de amor e trabalho.” 

Cruz das Almas 124 anos – História (Almanaque Cruzalmense) 

Parece bastante tempo, não é mesmo? Mas saiba que essa é apenas uma parte da sua História; nossa Cruz das Almas é bem mais antiga que isso…

 

Divulgação Almanaque Cruzalmense

Sim, não contaram para você na escola mas, bem antes, já existia por aqui uma civilização: a indígena, os nossos povos originais. E, antigamente também, lá no tempo do Império, Cruz das Almas já era um arraial provavelmente conhecido pelos tropeiros que por aqui passavam e paravam.

Prova disso é que de 1815 há o registro de quando ela foi elevada à condição de “Freguezia” por Permissão Real do Príncipe Dom João. Em 1817 ganhou Igreja Matriz, um marco para o lugar.

O “districto” continuou a crescer, em 1881 ganha linha de trem e estação, a Pombal. Demonstra também ter força política e, finalmente em 1897, emancipa-se de São Félix e é elevada à condição de “Villa”.

Tudo isso bem antes de 124 anos atrás!

Pois é, meu jovem… Cruz das Almas tem muito mais História pra contar!

 

Ivan Cerqueira | Revista Recôncavo

Artigos relacionados

732 Comentários

  1. Very good post! We will be linking to this particularly great article on our website.
    Keep up the good writing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo