DESTAQUERecôncavo

Pedra do Cavalo: Votorantim realiza simulado de rompimento de barragem e mobiliza moradores de Cachoeira, São Félix e Maragojipe

Neste domingo (09), às 10h, os alarmes tocaram e moradores dos municípios de Cachoeira, São Félix e Maragojipe correram para os pontos combinados, que foram amplamente divulgados nos últimos dias. A simulação, realizada pela Votorantim, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, teve como objetivo testar o plano de ação de emergência em caso de rompimento da barragem.

De acordo com um estudo realizado pela empresa, três municípios seriam atingidos em caso de rompimento: Cachoeira, São Félix e Maragojipe. Cerca de 40 mil pessoas seriam afetadas. Para garantir a segurança da população, um planejamento foi montado com 25 sirenes de alerta e 27 pontos de encontro.

O coordenador do Plano de Ação de Emergência, Dejair Lima, explicou que no caso de um rompimento o tempo de salvamento depende da localização de cada morador, mas eles teriam, em média, entre 40 e 50 minutos para chegar a um dos locais combinados. Ele frisou que tudo fez parte apenas de um treinamento.

O próximo treinamento deverá acontecer em até três anos e terá ajustes. O coordenador adjunto da Defesa Civil da Bahia, Osny Bonfim, explicou que a simulação realizada pela Votorantim é uma exigência legal que passou a vigorar após as tragédias de Brumadinho e Mariana.

O responsável pela segurança da barragem Pedra do Cavalo, Elton Koba, contou que o monitoramento é feito diariamente e que o reservatório está com capacidade abaixo do esperado para essa época do ano. “É uma barragem projetada para atender abastecimento de água, controle de cheias e geração de energia. Hoje, nós temos uma equipe que faz o monitoramento 24 horas por dia”, frisou.

#RevistaRecôncavo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo