Saúde

Secretaria da Saúde da Bahia emite alerta após 9 morcegos serem diagnosticados com raiva na RMS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta epidemiológico aos municípios do estado para intensificarem a vigilância da raiva, após nove morcegos não hematófagos terem sido diagnosticados com a doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) neste ano. Todos os casos foram identificados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nas cidades de Dias d’Ávila, Camaçari e Catu.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, destacou que o comunicado encaminhado aos municípios serve como estratégia preventiva e que não há motivo para alarde, já que não há casos suspeitos de raiva humana e os morcegos identificados não se alimentam de sangue. No entanto, é importante manter a atenção e possível distanciamento de animais silvestres e atualizar a vacinação antirrábica de animais domésticos para evitar a transmissão da doença.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomendou ainda que as gestões dos municípios reforcem as orientações de prevenção e realizem o monitoramento das áreas citadas.

Desde 2017, não há registro de raiva humana causada por morcego na Bahia.

#Revista Reconcavo.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo