BrasilDESTAQUE

Campanha da Fraternidade 2023 traz como tema “Fraternidade e Fome”

A Campanha da Fraternidade (CF) deste ano traz como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).

Na apresentação do texto, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.

Diante do agravamento da segurança alimentar e nutricional no contexto nacional, o tema foi escolhido logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife, entre os dias 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema “Pão em todas as mesas”.

O Brasil voltou ao mapa da fome em 2015, um ano depois de ter saído, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantida a alimentação.

Assim, a Campanha da Fraternidade 2023 está sendo articulada pela Igreja no Brasil como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome pela terceira vez. O lema da CF 2023 segue uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Afinal, ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. E a campanha busca incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus.

Fome pela terceira vez é abordada pela CF

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Texto – base da Campanha da Fraternidade

No texto base, com quatro capítulos distribuídos em 100 páginas, o leitor encontrará a oração, o objetivo geral e os específicos e a letra do hino da CF 2023.

A reflexão tem início no capítulo I – “Na fonte da Palavra” com base no texto bíblico que inspirou o lema desta campanha.

No capítulo II – “Ver a realidade da fome”, o texto aborda as causas e os números da fome no Brasil bem como apresenta iniciativas em curso no país para sua superação.

No capítulo III – “Iluminar com a luz da Palavra”, a publicação busca os fundamentos bíblicos e do magistério da Igreja que apontam a fome como um flagelo a ser superado. O capítulo IV – “Agir para transformar a realidade da fome” aponta uma série de sugestões para combater a fome no plano pessoal, comunitário-eclesial e da ação sociopolítica.

O subsídio apresenta ainda, nas conclusões, uma série de ações que podem ser feitas nas comunidades eclesiais para melhor planejar e organizar iniciativas ligadas à CF 2023, além de sugestões de documentários, filmes, músicas e poesias sobre o tema para inspirar a ação pastoral.

Hino da Campanha da Fraternidade 2023

Oração da CF 2023

Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo,
vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém

#RevistaRecôncavo | Fonte: CNBB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo