BahiaCidadesCruz das AlmasCulturaRecôncavoSanto Antônio de Jesus

SÃO JOÃO: os impactos negativos na economia

AMARGOSA

A Prefeitura estima que cerca de R$ 20 milhões deixem de circular na cidade por causa do cancelamento dos festejos juninos no município. “O São Joao de Amargosa é a data mais importante para economia local. Tanto para o comércio quanto para o setor de serviços e a gente estima que há uma perda de R$ 20 milhões de recursos, dinheiro que deixa de circular na cidade pela não realização da festa”, explica o prefeito Júlio Pinheiro.

SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Melentino Tedesco, presidente do Sindicato de Bares, restaurantes e hotéis, acredita que as empresas do setor vão ter uma redução de faturamento de cerca de 70%. “São João é o período do ano que dobrava o faturamento. Já está uma dificuldade nesses 14 meses muito grande, sem o São João piora. Estamos entrando na fase do desespero. Acredito que é algo inédito nas cidades baianas”, revela.

CRUZ DAS ALMAS

O empresário Bruno Nunes, do ramo de restaurante, opina que o cenário econômico devido à pandemia é nacional. Ele era dono de uma pousada, fechada a cerca de 30 dias e no restaurante que possui, precisou investir no delivery para não fechar as portas. “Nosso São João aqui era a nossa Boda de Ouro. A gente tinha um fluxo muito grande. O mês de junho alimentava toda economia A a Z. Não só o ramo de restaurante, mas de hotel, comércio, tudo. Era como se fosse o carnaval em Salvador”, compara.

O vendedor de bebidas Albérico Moraes, de 63 anos também relembra os festejos juninos, principalmente o último São João realizado na Bahia, em 2019. “Em 2019, a gente achou que por ser primeiro dia, não ia dar ninguém, mas foi um São João que surpreendeu. As pessoas que iam para outras cidades, pareciam que tinha começado a entrar aqui [Cruz das Almas] e curtir do São João”, relembra Albérico, conhecido na cidade como Bel.

(Fonte: G1 Bahia; Foto: Paulo Galvão Filho)

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo