BahiaCulturaDESTAQUE

10ª edição do CachoeiraDoc abre inscrições nesta quarta-feira (19)

Retorna ao calendário cultural da Bahia um dos mais importantes eventos do cinema independente brasileiro. Em sua 10ª edição, o CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira (@xcachoeiradoc) acontecerá entre os dias 10 e 15 de junho, nas cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano, e contará com exibições presenciais e gratuitas de produções documentais em sua ampla diversidade de estilos e formatos. Profissionais e amadores que queiram inscrever suas obras, podem fazê-lo a partir do dia 19 de fevereiro através do formulário disponível no site www.xcachoeiradoc.com.

O Festival promoverá duas mostras competitivas: de curtas e médias (filmes de até 59 min) e de longas-metragens (filmes a partir de 60 min). Além das competitivas, as inscrições também selecionarão filmes para as diversas exibições formativas do X CachoeiraDoc. Em todas as categorias, podem se inscrever trabalhos finalizados a partir de 2024 em território brasileiro ou em coprodução entre Brasil e outro(s) país(es). Os interessados têm até 14 de março para enviarem os materiais, que podem ser filmados em qualquer formato e hospedados em sites de compartilhamento de vídeos. As demais especificidades podem ser conferidas no regulamento https://xcachoeiradoc.com/inscricoes/ .

Após um hiato de cinco anos, o CachoeiraDoc volta aos espaços culturais trazendo a democratização do acesso ao cinema, abrangendo múltiplas abordagens da linguagem documental. De acordo com uma das diretoras artísticas do Festival, Kênia Freitas, o CachoeiraDoc retorna em 2025 com a temática Terra e Território, pautando uma não separabilidade entre o cinema brasileiro e as suas formas concretas de realização e circulação.

“Em nossas conversas de planejamento e imaginação do festival, a terra se impôs como concretude, simbolismo e espiritualidade. Nossas lutas são pelo direito à terra: demarcação de territórios indígenas e quilombolas, luta por moradia, reforma agrária, lutas anticoloniais das mais diversas. A terra também é o que nos nutre e possibilita imaginar, com os filmes e para além deles”, explica.

A seleção dos filmes será feita por uma equipe de seis curadores, entre estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), egressos e professores do curso de Cinema da instituição: Evelyn Sacramento, Jessé Patrício, Juan Rodrigues, Ingá Patriota, Matheus Araújo e wellison silva, sob coordenação de Lina Cirino.

Os filmes escolhidos para as mostras competitivas serão avaliados por um júri formado por pesquisadores, realizadores, críticos de arte e cinema e estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. As produções concorrerão a premiações de R$6 mil, para o melhor longa-metragem, e R$4 mil para o melhor média ou curta-metragem, além de troféus.

EscolaDoc: nova direção e outras novidades

Além de exibições de filmes, apresentações musicais e performances, a X edição do CachoeiraDoc vai contar também com ações formativas no campo do documentário – organizados pela nova frente do festival, a EscolaDoc – Ciclo Formativo em Documentário. Já a partir de março, serão realizadas oficinas, cursos de formação, conferências, ações de performance e sessões de documentários, voltadas especialmente para o público jovem da cidade de Cachoeira e entorno.

Em 2025, o projeto é coordenado por uma nova equipe: a direção artística do CachoeiraDoc é assinada por um trio: Kênia Freitas (na direção da curadoria) e Ingá Patriota e Melina Bomfim (na direção da EscolaDoc). Naymare Azevedo assume a direção executiva. O X CachoeiraDoc contará também com Cyntia Nogueira na coordenação pedagógica, Jamile Novaes na coordenação de comunicação, Lina Cirino na coordenação de curadoria, Matheus Araújo na coordenação do Ciclo de Performance e Udinaldo Junior na coordenação editorial.

“A EscolaDoc é a vertente do CachoeiraDoc que intensifica a relação do festival com o território do Recôncavo por meio das ações formativas. Promoveremos oficinas em escolas públicas e em equipamentos culturais da cidade, bem como encontros abertos e performances. Artistas e educadores do Brasil virão para aprender com as cidades de Cachoeira e São Félix. É fundamental para nós que a cidade de Cachoeira, e seu entorno, sejam guias do processo formativo no documentário principalmente pelo histórico de efervescência artística insurgente que a cidade carrega.”

Realização

Ministério da Cultura apresenta: X CachoeiraDoc. Uma realização da Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

Serviço
O quê: CachoeiraDoc – X Festival de Documentário de Cachoeira
Quando: 10 a 15 de junho de 2025
Onde: Cachoeira, Bahia
Inscrições: de 19 de fevereiro a 14 de março através do site

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo